L&T: Alteração à contabilização do estorno

ENQUADRAMENTO
A PRIMAVERA informa que a contabilização de documentos de estorno passa a ter um novo comportamento a partir da versão 8.1006.1345 do módulo de Logística e Tesouraria. No método anterior o documento original era clonado e eram invertidos os sinais. Agora o sistema passa a usar as configurações do próprio documento de estorno.
Para mais informações pode ser consultado o artigo publicado aqui.

EXPLICAÇÃO
Foi alterada nesta versão a forma como o estorno de um documento é contabilizado. 

Até aqui o estorno tinha o seguinte comportamento:

Em caso de estorno completo, o sistema sugeria o documento clone do documento original com os sinais invertidos.
Em caso de estorno parcial, a descodificação do novo documento era feita usando as configurações do documento original.
Este comportamento tinha como objetivo garantir que os documentos de estorno eram sempre contabilizados e que “anulavam” a contabilização original.

Com a introdução da operação de anulação na versão 8.10 passou a existir um mecanismo que faz exatamente isso, começando agora a operação de nota de crédito/estorno a servir um outro propósito, o qual passa a usar a configuração de contabilização definida no administrador. Efetivamente nalguns cenários contabilísticos (por exemplo utilização de contas de regularização de IVA ou a utilização do estorno como figura de devolução) a contabilização “invertida” não era correta.

Desta forma cabe agora ao implementador configurar a forma como o documento deve ser lançado.

Com a nova alteração, o documento de estorno é lançado com a configuração do próprio, ou seja, se a nota crédito (NC) estorna a fatura (FA), então a contabilização de um estorno de uma FA com a NC usa a própria configuração.

Estas alterações apenas se aplicam aos estornos do módulo de Vendas, Compras e Internos. O estorno da contabilidade, tesouraria e contas correntes usa o motor de estorno da contabilidade.

 Se o documento de estorno não foi configurado para ligar à contabilidade então o upgrade vai copiar as configurações do documento original invertendo o sinal (débito passa a crédito e vice versa). Caso a configuração já esteja feita o upgrade não vai provocar alterações. O upgrade só vai funcionar para o exercício de 2014.

ÂMBITO
Versões: v8.10
Produtos: Executive e Professional
Localizações: Todas










Autor: Palmtop
Data: 08/May/14