Eventos

Palmtop esteve presente na Mobile World Congress 2015 (Fira Barcelona)

Mobile World Congress 2015

Começou por ser um evento importante para a indústria e os reguladores de telecomunicações, mas com o passar do tempo e a evolução tecnológica, o Mobile World Congress ganhou outro espaço, outra dimensão, abordando quase todas as áreas e os sectores de actividade.

O Mobile World Congress começou há 20 anos sendo um evento de nicho no qual se abordava a realidade das telecomunicações móveis. Operadores, reguladores, fabricantes de equipamentos e infra-estrutura, todos convergiam numa indústria que se encontrava limitada à mobilidade e ao standard GSM. Passado algum tempo chegou à Internet sem fios e, desde essa data, o evento transfigurou-se abordando novas áreas de actuação e chegando a mais sectores e indústrias. A última edição do MWC poderia perfeitamente chamar-se Connected and Data World Congress. Na realidade, estes são os dois grandes pilares do evento, tudo o que se pode ligar à Internet e os novos dados que esses sensores, dispositivos, objectos ou pessoas enviam através da Internet.

Na sua vigésima edição, que aconteceu de 2 a 5 de Março de 2015, não há margem para dúvidas. É o mais importante evento de mobilidade do mundo. O número de visitantes assim o confirma, 93 mil, mais 9% do que em 2014. Quem esteve na feira teve a oportunidade de ver e interagir ao longo de quatro dias com as mais de 2000 empresas, que mostraram as suas inovações, produtos e serviços neste evento. Estiveram presentes mais de 200 países e Portugal esteve presente com 11 empresas.

A Palmtop esteve presente na Mobile World Congress 2015, acompanhando e discutindo as tendências do mercado e da utilização dos dispositivos móveis. Este evento é uma excelente oportunidade para estabelecer novas parcerias e reforçar as existentes.

Num evento desta dimensão, como era de esperar, houve muitas novidades de produtos relacionados com smartphones e tablets. Foi definitivamente o ano dos wearables e o palco perfeito para toda uma avalanche de novos equipamentos e fabricantes asiáticos que querem ganhar o seu espaço neste mercado a uma escala global.

Houve apps para todos os gostos e feitios, mas não só. No Mobile World Congress houve também muito espaço dedicado para partilhar e mostrar novos conceitos relacionados com a cloud, o big data & analytics ou com a Internet das Coisas, que está realmente a começar a sair dos planos para projectos concretos, ou a consolidação de tecnologias e standards para as software defined networks (SDN).

Foi possível assistir a diversos temas relacionados com a segurança, nomeadamente em matérias como a criação e a gestão de identidades móveis, novas medidas de encriptação de comunicações na Internet e pagamentos mais seguros.
As principais software houses empresariais também marcaram presença, assim como a indústria automóvel, o sector financeiro, os serviços públicos, a educação ou a saúde tiveram também destaque.

Para o ano há mais. O Mobile World Congress regressa a Barcelona, desta vez uns dias antes, tendo em conta que será entre os dias 22 e 25 de Fevereiro de 2016.










Autor: Palmtop
Data: 16/Mar/15