Powerline – Vantagens e Desvantagens

Powerline ou PLC (Power Line Communication), entre vários tipos de redes informáticas, é a tecnologia que utiliza a infraestrutura física mais disseminada no mundo: a rede de energia elétrica.

Assim e por esse motivo, é uma tecnologia fácil de implementar pois não requer custos de infraestruturas adicionais. Uma das grandes vantagens do uso da PLC é que, por utilizar a rede de energia elétrica, qualquer tomada elétrica é um potencial ponto de rede.
É assim muito útil para passagem de rede/internet para outros pisos da casa ou para quem não pretenda fazer obras para poder ter internet por toda a casa.

Velocidade
Esta tecnologia suporta velocidades de transmissão de dados até 200Mbps, com uma fiabilidade superior a uma rede wireless.

Equipamentos
Os equipamentos powerline são normalmente muito compactos e partilham tomadas normais de 220V. Não necessitam de pilhas ou transformadores adicionais.

Existem em versões com ou sem wireless integrado.

Utilizações possíveis
À partida, não existem limitações no tipo de dados a tratar, podendo ser utilizada para multimédia, VOiP, acesso à internet, videovigilância, criação de pontos de rede wireless remotos, etc…
Embora sendo mais indicada para uso indoor, a tecnologia powerline pode no entanto ser utilizada no exterior sem problemas (jardins, garagens, anexos, etc).

Segurança
Os equipamentos wireless em termos elétricos são perfeitamente seguros, pois não existe contacto físico interno com a rede elétrica.
Em termos de rede informática, todos os equipamentos podem utilizar encriptação AES até 128bit. Este tipo de encriptação é das mais avançadas e difíceis de violar, pelo que são consideradas extremamente seguras (muito mais seguras do que redes wireless).
Depois de devidamente configurados em termos de segurança de dados, os equipamentos podem ser intermutáveis entre si (em caso de avaria p.ex.), sem necessidade de chamar técnicos especializados.

Desvantagens
Por utilizar a mesma infraestrutura elétrica da casa, todos os equipamentos powerline têm de estar na mesma fase elétrica, senão não conseguirão comunicar entre si.
O alcance entre pontos de rede pode ser grande (superior a redes wireless comuns), mas é limitado naturalmente por interferências elétricas e pela própria resistividade dos cabos elétricos. Por esse motivo, é normal que deixe de haver comunicação ao fim de algumas centenas de metros (o que acaba por ser uma vantagem, pois não seria de esperar usar a rede informática longe das nossas instalações).

 

Para mais informações sobre a tecnologia e soluções powerline, não hesite em nos consultar.










Autor: Palmtop
Data: 24/Apr/13